Buscador

79 resultados en la búsqueda

La ignota ópera gallega

Ramón María del Valle Inclán © Dominio público
La política musical del Ministerio de Cultura no atiende al país, sino a Madrid y a Barcelona.Allí están los principales centros de producción, los mayores recintos y la casi totalidad de la crítica.No es un problema del Gobierno de turno, sino de un ecosistema que controla las principales decisiones del sector.

As orquestras de plectro (4): Vigo

Retrato de Emma Molins com guitarra (1887). Fonte: Nordmørsmusea. © 2024 by Isabel Rei Samartim
O mais interessante da vida artística de Ulibarri tem sido a formação duma orquestra de cordofones com mulheres, que era apresentada como “rondalla” feminina.

Guitarristas da Galiza na emigração (2)

Música prohibida de Juan Alais © 2024 by Isabel Rei Samartim
O elemento mais importante em torno do que girava a vida musical guitarrística em Buenos Aires entre 1870 e 1900 é a loja-armazém, escola, editora, oficina de construção e salão de música do baixo-minhoto Francisco Nuñez Rodríguez, a Casa Nuñez, mais tarde conhecida como Antiga Casa Nuñez.

Guitarristas da Galiza na emigração (1)

Escudo do Centro Galego da Havana, 1879 © Dominio público / Wikipedia
O presente artigo oferece um repasso pelas notícias que recolhemos de guitarristas que tocaram nalgumas Casas da Galiza e outras associações de gentes galegas em Cuba, Argentina, Brasil e Uruguai, sedes dos primeiros Centros Galegos.

Tocaores de flamenco na Galiza no final do séc. XIX

Tapiz no paço de Monte Sacro, em Cambados, 20 de junho de 2021 © 2024 by Isabel Rei Samartim
Na Galicia da Belle Époque na Galiza tivemos a visita de numerosos intérpretes de flamenco que incluíam o nosso país nas suas tournées.Aqui tínhamos locais quase especializados em flamenco, onde as suas atuações eram programadas com frequência e bem acolhidas e apreciadas pela população local.

Guitarristas catalães e valencianos na Galiza

 Clemencia Llerandi. 11/07/1919 © by Héctor Quiroga Pérez, México
O número e a extensão no tempo das visitas de guitarristas forâneos à Galiza significa que a nossa terra não somente era boa para o cultivo da guitarra, mas também para receber artistas doutros lugares interessad@s em atuar aqui.

Casimiro Tarantino, amigo da Galiza, pioneiro na Argentina

Método para guitarra de Casimiro Tarantino. Fonte: Fundo Local de Música de Rianjo © 2023 by Isabel Rei Samartim.
Tarantino aborda de maneira prática e simples o ensino dos elementos básicos da técnica guitarrística.Todas as lições contêm exercícios da sua autoria e vão salpicadas de obras a exemplificarem os estilos tratados compostas para o intérprete amador.

Finalistas del 34º Premio Jóvenes Compositores de la Fundación SGAE y el CNDM

Pilar Miralles © 2021 by Luis Camacho - Fundación SGAE
La Fundación SGAE y el Centro Nacional de Difusión Musical (CNDM) han anunciado las cuatro obras finalistas de la 34º edición del Premio Jóvenes Compositores Fundación SGAE-CNDM 2023.El certamen concede 11.700 euros en galardones y además Juventudes Musicales otorga una residencia durante la próxima temporada para el ganador

Ricardo Freire Blanco, o virtuoso de Cedeira (e 3)

Ricardo Freire Blanco num concerto em Montevideu © by Isabel Rei Samartim
Ricardo Freire Blanco deixou gravada no final da sua vida uma amostra da sua capacidade interpretativa numa fita cassette que ainda conserva a sua família.

Ricardo Freire Blanco, o virtuoso de Cedeira (2)

Desenho de Ricardo Freire Blanco © 2023 by Isabel Rei Samartim
O legado do guitarrista abrange áudios, vídeos, documentos, fotografias, cadernos de notas, cadernos de desenho, planos de construção, e a enorme partitoteca com todo o tipo de música para guitarra.Um tesouro com música do repertório clássico europeu e também da América Latina publicada nas décadas centrais do século XX.
Publicidad